terça-feira, 16 de junho de 2009

Tribo de Jah - A História

Tribo de Jah é uma banda de reggae brasileira que foi formada na Escola de Cegos do Maranhão. Foi nesta escola que se conheceram os quatro integrantes que são cegos e um que tem apenas uma visão parcial. A capital do Maranhão, São Luís, devido ao movimento reggae difundido pela Tribo de Jah é conhecida como a Jamaica brasileira. O vocalista Fauzi Beydoun entrou algum tempo depois da banda estar formada, vindo de São Paulo.

A História

A história da banda Tribo de Jah se iniciou na Escola de Cegos do Maranhão onde se conheceram os quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial (apenas em um olho), lugar em que viviam em regime de internato, começaram a desenvolver o gosto pela música improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado quatro anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 1980, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos.

O reggae viria marcar profundamente a já tão forte e original cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que através desse estilo musical originaria o título de "JAMAICA BRASILEIRA" à capital do Maranhão. Centenas de clubes de reggae com suas "radiolas" (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios) e depois diversos programas de rádios que finalmente viriam aderir o mesmo em busca de audiência justificariam largamente o título conquistado.

Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas, as quais afastaram das grandes gravadoras, as rádios não tocavam, a TV tão pouco informava e os jornais faziam vistas grossas. De forma independente a Tribo de Jah foi fazendo shows e divulgando seus discos, hoje conta com uma gravadora e uma distribuição a nível nacional.

Passados dez anos de trabalho com direito a uma escala no principal palco do reggae mundial (REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL - JAMAICA 95), após ter se apresentado nos quatro cantos do país (de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam - Rio, Palace e Olimpia - São Paulo) e alguns pontos internacionais (Buenos Aires - Argentina, Caiena - Guiana Francesa, além de shows na Europa em países como a França e Itália) denotam o momento muito especial no caminho que a Tribo de Jah vem trilhando para um inevitável reconhecimento de seu trabalho tanto no Brasil como no exterior.

Em 2006, com a saída de Neto (Guitarrista) juntou-se a banda o guitarrista Paranaense Marlon Siqueira. Músico muito respeitado no cenário regueiro por suas experiências internacionais com os músicos Junior Marvin (ex-guitarrista de Bob Marley), Andrew Tosh, Papa Winnie, Peter Brogs, Yellen, entre outros.

Atualmente a banda continua destacando-se em seus vários show pelo Brasil e uma estada recente nos EUA.

Integrantes

Fauzi Beydoun - Vocalista,Guitarra e Compositor
Frazão - Teclado
José Orlando - Vocalista e Percussão
Aquiles Rabelo - Baixo
João Rodrigues - Bateria
Marlon Siqueira - Guitarra

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário